4 Lições do Oscar 2017

No último final de semana durante a cerimônia máxima de premiação cinematográfica mundial, o OSCAR 2017, tivemos diversas gafes cometidas pela produção e assim como todos é de se surpreender que tenham ocorrido, mas ao mesmo tempo é útil para nos lembrar que ninguém, nenhuma organização, nenhuma MARCA está imune a erros e problemas durante seu percurso. E é claro que podemos tirar algumas lições valiosas do que ocorreu naquela noite.

Como sempre me disseram, quando erramos devemos sempre tentar aprender algo, mas se pudermos aprender com o erro dos outros, melhor ainda.

 

Organização NÃO é um mero detalhe!

Print

Acho que não há como ficar mais claro, depois da confusão feita com os cartões na entrega do prêmio de Melhor Filme, não é mesmo? Se tivessem criado algum método para organizar melhor a entrega e a devolução destes cartões isso tudo poderia ter sido impedido. É até curioso perceber que algo tão simples como alguém trocar o cartão de lugar, conseguiu causar um efeito tão grande. O que nos leva ao segundo tópico:

Investir em treinamento nunca será um desperdício!

 

Não há pequeno erro ou grande erro aos olhos dos clientes, no caso do Oscar, dos espectadores, há o erro que todos perceberam e aquele erro que ninguém percebeu. Mas em todo caso qual a melhor forma de impedir que isto ocorra? Treino, treino e mais treino!

Nesta lição acredito que podemos nos inspirar em grandes atletas e líderes, por exemplo um que eu gosto muito é o Oscar Schmidt. O famoso Mão Santa ou como ele mesmo se chamava, Mão Treinada. Todos os dias de sua vida de atleta ele treinou, incansavelmente, pode ser dolorido, muitas vezes tedioso, mas o resultados são significantemente melhores. O Oscar, por exemplo, é atualmente o maior pontuador do Basquete mundial com mais de 49 mil pontos! Vai falar que não valeu a pena cada minuto a mais treinado na quadra?(Aliás, se quiser saber mais sobre a história dele, fizemos um BrandStorm especial sobre esse Brasileiro fenomenal clique aqui e descubra o que todos nós podemos aprender com ele)!

 

Revise SEMPRE sua Informação!

 

Em 100% das vezes que uma pessoa não revisar um texto, uma informação, uma citação, algum erro irá passar. E não é por maldade ou incapacidade desta pessoa que produziu o conteúdo, organizou a apresentação ou mesmo desenvolveu a ideia, é por um simples fator da condição humana chamada PREGUIÇA!

Infelizmente somos por natureza seres preguiçosos e acomodados, então devemos sempre nos forçar a checar e revisar tudo aquilo que estamos falando. Afinal uma vez que saia neste mundão digital é impossível se retratar sem que nenhuma consequência ocorra. E neste momento não há vergonha nenhuma em pedir ajuda, auxílio por seus colegas de trabalho, aliás, esta é uma prática super recomendada. Afinal algo que você deixe passar e que esteja errado, certamente causará estranheza a uma terceira pessoa que estiver olhando. E neste momento é melhor que esta pessoa seja alguém interno para que ainda tenha chance de corrigir, pois se quem pegar o erro ou a informação distorcida for o cliente, um beijo e um abraço!

No caso do Oscar foi quase inacreditável eles terem feito uma homenagem póstuma com uma foto de uma pessoa que ainda está viva! Imagina a surpresa da Jan Chapman ao ver sua foto sendo homenageada? Surpreendente para nós espectadores, Assustador para a organização do evento.

E por último, mas não menos importante.

 

Shit Happens, Shake it off and move on!

 

Problemas acontecem, balance a poeira e siga em frente!Resultado de imagem para shit happens

Sim pessoal, é provavelmente a lição mais valiosa e mais difícil de seguirmos! Mas quanto antes aprendermos isso, melhor será nosso percurso. Erros, problemas, falhas, SEMPRE acontecerão. Isso é normal. Devemos sempre buscar o menor número possível de erros, mas é inevitável que uma hora ou outra algo de ruim acontecerá e neste momento não há segredo. Respire fundo. Tire todas as lições que conseguir para corrigir em futuras ocasiões e siga em frente. Afinal o mundo não irá esperar você se recuperar. O mais provável é que enquanto você esteja sendo julgado pelo seu erro, a grande maioria das pessoas vire as costas e critiquem ainda mais. De certa forma aproveitam a situação para colocar você ou sua marca ainda mais para baixo. Acredito que até exista uma explicação científica para isso, o chamado efeito Manada(mas este é um assunto para uma outra hora).

Mas felizmente as pessoas possuem memória curta e amanhã será um novo dia, e acredite ou não o Sol nascerá novamente. Então nada de se desesperar, por mais que as consequências sejam ruins para o negócio, siga com o trabalho. A maré sempre pode mudar!

 

That’s all Folks!

Hospedagem - 728 x 90

Daniel Peres Autor

Hey, listen!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *