Banner
Dicas

5 MANEIRAS DE SER MAIS CRIATIVO

A criatividade faz parte da sua vida? Sim? Não? De acordo com a cultura moderna são poucos os que nascem com esse misterioso recurso.  Artistas, designers, arquitetos, até empreendedores e administradores são rotulados como abençoados pela natureza, mas não é bem assim.

O que muitos não sabem é que a criatividade é nada mais nada menos que uma habilidade, podendo sim treinar, estimular e desenvolve-la como qualquer outra que possuímos, o “segredo” é fazer dela parte da sua vida e do seu dia a dia.

Então como fazer a criatividade parte da sua vida? Como incluí-la dentro de uma rotina que já parece tão cheia? Segue abaixo 5 sugestões simples e poderosas.

Procure por algo novo, que você nunca fez.

A criatividade sempre aparece quando você se aventura fora da sua zona de conforto, e aprende algo novo. Que tal aprender a tocar um instrumento, uma nova língua ou quem sabe até a cozinhar?  O aumento do seu repertório de conhecimento geral estimula sua mente estar sempre aberta e buscar insights e inspiração de muitos lugares diferentes.

Crie o ambiente certo a sua volta.

Qualquer pessoa pode ser ou se tornar criativa, você apenas precisa do estimulo certo, no ambiente certo. Veja as crianças, por exemplo, elas são muito criativas porque ainda não conhecem nenhuma limitação critica imposta por outras pessoas, tendo então a mente livre e solta para pensar que qualquer coisa é possível. Grandes empresas como o Google, Facebook , entre outras, possuem inúmeras outras atividades como: esportes, áreas de descanso e até vídeo game, em outras palavras, elas criam um ambiente leve que manda embora o estresse e a pressão do dia-a-dia, deixando assim os funcionários mais calmos e confortáveis para trabalhar em suas idéias com clareza e sem limitações.

De uma pausa no Brainstorming e se mexa um pouco.

A velha guarda sempre nos ensinou que discussões em grupo é sempre uma boa ferramenta quando o assunto é gerar novas ideias, conceitos ou até solucionar problemas, porém novas pesquisas apontam que nem sempre essa técnica é precisa.

Ao invés de forçar a mente, tente outra coisa, saia para dar uma volta, mexa-se um pouco. Ficar no mesmo ambiente, quebrando a cabeça, só aumenta a tensão e o nervosismo, deixando as boas ideias ainda mais longe. Estar em movimento e mudar de lugar, pode te fazer olhar a mesma situação de perspectivas diferentes, abrindo assim, a mente para outras possibilidades.

 Deixe os brinquedos na mesa.

Talvez nada possa ser mais estimulante para a criatividade do que fazer algo “físico” com as próprias mãos. Muitas empresas encorajam seus funcionários a trazer para o trabalho, Legos, Origamis, etc. Sair um pouco do teclado e mouse ajuda a deixar o processo criativo mais palpável.

Tente o desafio dos 30 círculos.

Aprender é bom, mas aprender se divertindo é ainda melhor.

Pegue um pedaço de papel, desenhe 30 círculos dentro dele, durante 1 minuto. Tente transformar os círculos na maior quantidade de coisas possíveis. Exemplos, um circulo pode se tornar um sol, ou uma bola, ou até a lua. Quantos desenhos diferentes você consegue fazer em 1 minuto?

Muitas pessoas têm dificuldades em atingir o objetivo do desafio. Isso ocorre, pois a mente adulta tende a ser muito crítica e se limitar. Tente fazer esse desafio com uma criança, os resultados podem ser impressionantes, justamente porque eles não possuem essa limitação. Frustrações a parte, a mecânica de jogo pode ser bem estimulante e divertida, além de cada vez mais aumentar seu repertório de possibilidades.

Article written by Eduardo Nakamura

Quero café!! Quero café!!

This Post Has 4 Comments

  1. Eduardo Andreazza Reply

    Muito bom o texto e parabens pelo site !!

  2. Neusa Reply

    Muito bom este texto vou aplicar no meu dia a dia

  3. Maria de Lourdes Mota Reply

    amei o texto, excelente com certeza, muito útil para muitas pessoas! Parabéns!

  4. Letícia Reply

    Adorei o ter texto! É útil para profissionais de varias áreas! Parabéns pelo site! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner