Papo de Terça: Conflito de Gerações – Mito ou Verdade?

Existe realmente este Conflito de Gerações? Como podemos minimizar seu impacto?

Inaugurando nosso Papo de Terça, em que pretendo trazer para vocês assuntos para discutirmos em conjunto, ou pelo menos propor a reflexão de cada um. Começo com um caso que ocorreu há pouco tempo atrás com um amigo de um amigo meu (risos), não é necessário identificar ninguém, a identidade não é relevante, apenas a situação é.

Esta pessoa participa de um grupo no What’s App em que todos estão realizando um curso de especialização. Até aí, tudo bem. Há pessoas de diferentes profissões, diferentes locais do país, diferentes personalidades e diferentes gerações. No mesmo grupo que existe um jovem universitário com seus vinte e poucos procurando seu espaço no mercado de trabalho e há profissionais consolidados na casa dos quarenta que procuram se atualizar e obter ainda mais sucesso. Até aí, tudo bem. Porém, basta termos duas pessoas para criarmos conflitos, não é mesmo?

O Conflito

Como é de se esperar, um grupo formado por diferentes pessoas, possui MUITO assunto para conversar independente do curso. Mas isso é normal, afinal são diversas pessoas do país todo querendo se conhecer. Essa conversa informal e pessoal aconteceria em qualquer grupo, correto? Pois é, errado.

Dentre um dos integrantes. Ao qual vamos chamar de senhor H. Ele estava se sentindo extremamente frustrado e inconformado com a quantidade de conversas divergentes ao curso que o grupo realizava. E resolveu tirar algumas satisfações. Pulando os detalhes, que também não cabem aqui. A conclusão foi: climão, o senhor H saindo do grupo irritado e chateado. E o resto dos integrantes irritados e chateados. E muitos memes, óbvio.

Ok, mas cadê o Conflito de Gerações?

Pois é, o senhor H, aparentemente possuía mais idade do que muitos do grupo. E não conseguiu entender a seguinte situação. Se todos do grupo estavam participando do curso, como aquele grupo estava falando sobre festas, viagens e afins? Aquilo ali era um ambiente formal, de estudo. Não cabiam outros assuntos, se não, o curso. Ele estava errado em pensar assim? Por mais que possamos discordar das atitudes que ele teve, estas não são justificáveis. Entenda, faltar com respeito e desmerecer as pessoas, não é legal, ok? Mas, na realidade. Ele não estava errado. Aquele era um grupo sim de estudos. Mas, e se ele tivesse sido um pouco mais flexível? Afinal, o What’s app é uma plataforma informal, nós utilizamos para fins profissionais. Mas, a princípio ela é informal. (Lembra-se do que falamos sobre as plataformas?)

Entretanto, o grupo também não poderia ter tomado algumas atitudes diferentes? Provavelmente sim. A geração Y, Z, Millenials (ou seja lá o novo nome que inventarem), nasceu em um mundo globalizado, e desde muito cedo com a Internet. O que isso significa? Nós nos sentimos confortáveis em ambientes virtuais. Feels like home. E por este sentimento, tratamos muitas das socializações como informais, não temos problema em conversar sobre assuntos sérios, e logo em seguida mandar um meme. Principalmente em uma plataforma como o What’s app. Então, o grupo estava errado e forçou a barra? Não, também!

Afinal, quem estava errado?

Ninguém e todos, ao mesmo tempo. Não pelo que fizeram, mas pelo que deixaram de fazer. E acredito que essa é a verdadeira lição que podemos tirar. Se desde o início o senhor H tivesse expressado seu desejo, de forma educada, que gostaria de participar apenas de conversas relacionadas ao curso. Ou, o grupo tivesse perguntado se a maioria se sentia confortável com a mistura de assuntos, caso contrário um grupo alternativo poderia ser criado. Enfim, se as expectativas tivessem sido alinhadas. Muito provavelmente o conflito teria sido evitado.

E calma, antes que outro conflito seja gerado. Não é uma regra, essa da Idade ok? Existem muitas pessoas com seus quarenta, cinquenta, que são early adopters de qualquer tecnologia. E existem muitos novinhos e novinhas que se comportam de forma similar ao senhor H. Eu pessoalmente já tive experiência com ambos. Embora eu tenha a impressão,  e isso é puro achismo meu, posso estar errado,  que é um pouco mais comum haver conflito de gerações diferentes.

E você o que acha? Deixe um comentário, aqui, no facebook, no twitter, no instagram. Ou numa casinha de sapê! É bem clichê, mas talvez muitos problemas que vemos hoje em dia, seriam evitados se houvesse mais conversa e menos pré-julgamento. Não acha?

That’s all Folks.

Hospedagem - 728 x 90

Daniel Peres Autor

Hey, listen!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *