Você conhece o e-Sports? Um novo mercado para um gigantesco público!

Um novo mercado para um gigantesco público.

Uma das modalidades esportivas que mais cresce recentemente, o e-Sports vem buscar o seu lugar ao sol. Ou melhor, à sombra, dentro de casa e na frente da tela. O “Eletronic Sports” (Esporte Eletrônico). Ciberesporte ou e-Sports são termos usados para as competições organizadas de games, jogos eletrônicos em computador, consoles e até mesmo smartphones. Pode parecer algo recente, mas essa cultura vem sendo construída há mais de 40 anos.

A primeira competição de que se tem registro data de 1972. Alunos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, organizaram uma competição com o jogo SpaceWar, muito famoso na época. O prêmio: 1 ano de assinatura da revista Rolling Stones. Nos anos 80 a coisa começou a caminhar mais um pouco.

Em 1981 a Atari (ela mesma!) organizou um campeonato com o clássico Space Invaders. Segundo registros, foram milhares de jogadores jogando em lan (computadores conectados uns aos outros através de cabos), algo surreal para a época.

E-Sports 1

Primeiros passos da profissionalização.

Impossível falar de games sem que ela esteja presente: a Nintendo. Em 1990, a empresa japonesa organizou a “Nintendo World Championship”, competição que percorreu 30 cidades da terra do Tio Sam. A partir daí, os e-Sports começaram a encorpar, com competições grandes, premiações altas e profissionalização de atletas, mesmo que em pequena quantidade.

A partir dos anos 2000, a profissionalização veio de fato. Muito devido a Coreia do Sul, um dos melhores países na categoria. Neste ano, o ministério da cultura sul-coreano fundou a KesPA (Korean eSports Association), órgão responsável por regulamentar competições e gerir assuntos relacionados ao esporte. Pra se ter uma noção, o mercado de games no país movimenta algo em torno de 9 bilhões de dólares por ano!

Torneios surgiram ao redor do mundo, jogadores começaram a se profissionalizar, prêmios começaram a caminhar na casa dos milhares (e, mais recentemente, dos milhões) de dólares e a audiência cresceu. Receita perfeita para gerar patrocínios e despertar o interesse de empresas e canais de televisão nas competições eletrônicas.

E-Sports no Brasil

O Brasil não ficou pra trás e trouxe competições nacionais de jogos eletrônicos. Counter Strike, Dota, League of Legends e FIFA foram e ainda são os mais famosos e preferidos pelos jogadores e audiência. O público brasileiro correspondeu bem ao esporte. Prova disso são as 12 mil pessoas que foram ao Allianz Parque assistir a final do Campeonato Brasileiro de LOL (CBLOL) de 2015.

O mercado está em expansão e os números, tanto nacionais quanto internacionais, aumentam a cada ano. As empresas descobriram um novo mercado e o público agradece pela nova velha forma de entretenimento.

E-Sports 2

 

NUmber One 728x90
Save-25-Percentl 728x90
Sunny vacation 4
100 Million Reviews 728x90
Find-the-Perfect-Hotel 728x90

André Neri Autor

Comentários

    Flávia T.

    (25 de julho de 2017 - 14:06)

    Parabéns pelo texto, que seja o primeiro de muitos! ❤

    EmilioKBÇA 01

    (25 de julho de 2017 - 13:39)

    Que demais!!!
    Eu sempre adorei assistir competições de e-sports! É muito bacana ver a modalidade ganhando fama no Brasil.
    #amofifa

    Leticia

    (25 de julho de 2017 - 13:13)

    Mto interessante e mto bem escrito! Parabéns .. tragam mais conteúdo desse tipo!!!

    Humberto

    (25 de julho de 2017 - 13:11)

    Novas modalidades agitando o mundo dos esportes! Bom texto

    Mariana

    (25 de julho de 2017 - 12:57)

    Que legal, ótimo texto! Esse site é top!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *