Você conhece o Sarahah? Novo app de mensagens que está bombando no Brasil

O Sarahah permite mensagens anônimas entre os usuários.

Se você tem Instagram, Snapchat ou qualquer outra rede social, provavelmente já ouviu falar da nova: O Sarahah. Um aplicativo que permite a postagem de mensagens anônimas entre os usuários. Mas sabia que não era este o verdadeiro intuito do desenvolvedor?

Criado pelo saudita Zain al-Abidin Tawfiq, o Sarahah (palavra árabe para “franqueza”, “honestidade”) foi idealizado para o ambiente profissional, para que as pessoas recebessem feedbacks dos seus trabalhos de forma anônima, sem o receio de uma hierarquia de cargos. Como diz no próprio site: “Tenha feedbacks honestos de seus colegas de trabalho e amigos”.

Nos últimos dias o aplicativo entrou na lista dos mais baixados, tanto na Apple Store quanto na Google Play. Isso devido ao novo uso atribuído a ele: as pessoas cadastram uma conta e, através de outras redes sociais, pedem para seus amigos mandarem mensagens e perguntas anônimas.

Sarahah app

Isso abriu brecha para aquelas mensagens secretas ao “crush”, zoeiras entre amigos, desabafos, mas também permitiu comentários maldosos. Aproveitando a falta de identidade proporcionada pelo aplicativo, algumas pessoas o usam para ofender e xingar os destinatários.

Se as redes sociais que obrigam identificação já estão cheias de pessoas e fakes perpetuando o ódio, o que esperar de um aplicativo que só possibilita postagens anônimas?

E, antes que você venha com o discurso de só entra quem quer, lembre-se que nem todos tem o discernimento necessário para lidar com essas mensagens, ainda mais o público jovem ou quem já tem algum problema psicológico.

Mal a brincadeira começou e já virou preocupação para psicólogos, terapeutas e especialistas. Em entrevista a Metrópoles, a psicóloga Maria Antônia Pontual comenta: “Acho preocupante as pessoas precisarem saber o tempo todo o que os outros pensam dela. Não sabemos também como ela vai reagir. Se o usuário estiver com a saúde mental equilibrada, talvez seu recado não gere nenhuma consequência. Mas se estiver fragilizada, você não sabe como aquilo será interpretado ou a consequência que pode gerar”.

Além disso, as reclamações também se destinam a parte técnica do aplicativo. Mau funcionamento, falhas e bugs são as mais comentadas. Muito provavelmente pelo grande tráfego de downloads. O que não era esperado pelo seu desenvolvedor, pois não é um serviço para o grande público.

Se você for se aventurar na nova moda, tenha cuidado em discernir as críticas e brincadeiras dos comentários maldosos. Lembre-se que as mensagens transmitem opiniões de outras pessoas, e não a verdade sobre você ou suas atitudes.

André Neri Autor

Comentários

    Ivone Silva

    (1 de agosto de 2017 - 22:02)

    Acho bem chata essa ideia de mensagens anônimas. Pior que jsso só mesmo perfis fakes.
    Uns amigos meus uma vez criaram um perfil fake sobre mim, em que eu estava na perna de um gordinho… ridículo.
    Anyway, a matéria é importante pra ajudar a conscientizar a galera do peso das palavras jocosas. Parabéns ao autor!!!

    Mariana

    (1 de agosto de 2017 - 17:13)

    Nossa não conhecia! Perigoso hein! Excelente site, sempre com novidades e conteúdo de qualidade! Ótimo texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *